O Clube Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica joga no próximo domingo no estádio emprestado de " Os Belenenses" em jornada da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal pelas 17:45 h Transmissão televisiva em directo na Sportv
Os bilhetes para o jogo vão desde os 6€ para sócios do CDPCC, aos 12,50 €
Sócios dos Pescadores (Bancada Central, 1º anel) - 6,00 Euros Bancada Superior - 7,50 Euros Bancada Lateral - 10,00 Euros Cativos (Bancada Central - 1º anel) - 12,50 Euros
Vamos todos apoiar o clube da nossa terra e fazer da Taça de Portugal a festa do Futebol.
Jovem do Dar à Costa -Transformarte conquista 3.º lugar em Bodyboard - 28-10-2009
O jovem do Projecto Dar à Costa – Transformaste (Costa da Caparica), Cesar Creti Junior, de 14 anos ficou em 3.º lugar, na 3.ª etapa do regional da Associação Bodyboard Caparica, realizado na praia do CDS na Costa da Caparica.
Antes de chegar à praia, entre a estrada e o mar, há dezenas de hectares de terrenos cultivados, entre o bairro clandestino.
A terra das Terras da Costa da bróculos, couve de coração, batatas, lombardos, couves portuguesas.Desta terra dempendem mais de 50 famílias.
Paulo Gomes, 42 anos, vive disto. Olhos verdes e cara queimada pelo sol, está descalço, pés com terra, depois de um dia de trabalho.
“Há 30 anos que os meus pais têm estas terras”, conta ao Repórter por um dia. “Temos três hectares, divididos por quatro hortas”.
Paulo exiplica ainda que “de inverno a terra é mais fértil do que no verão”, mas garante que a terra das Terras da Costa “é fértil todo o ano”.
Os produtos que Paulo cultiva, com a ajuda dos seus pais e de dois empregados, são vendidos no mercado abastecedor de Lisboa.
Ele conta ainda que está preucopado “com a nova estrada que se diz que vão construir” para facilitar o trânsito da Costa dos dias de sol: “Já ouvi duas versões. Uma prejudica as hortas menos do que a outra, mas as duas vão fazer alguma diferença. Vivemos daqui, fazemo isto desde sempre”.
Também Vitória, 64 anos, há 20 a trabalhar aqui, “precisa disto para comer”. Cultiva, “das 8h às 17h, desde sempre”. É empregada de Paulo. Caboverdiana, jeitos envergonhados, carrega caixas de madeira com couves portuguesas, acabadas de colher.
“Ouvi falar da estrada, mas não sei dizer mais. Não sei o que vai ser da vida. Ganho pouco, mas ganho. Se acabam com estas hortas não ganho nada, não tenho do que viver”, afirmou.
Enquanto a estrada não chega, os agricultores da terra das Terras da Costa, como Paulo e Vitória, cultivam no tempo que resta, com o carinho de sempre.
Somos o Projecto D.A.R. à Costa - Tr@nsFormArte (Desenvolvimento, Aprendizagem e Reconhecimento), projecto financiado pelo Programa Escolhas e promovido pela Junta de Freguesia da Costa de Caparica, sitos na Costa de Caparica, na Colectividade Grupo Amigos da Costa (GAC). Nosso foco central de trabalho é um grupo que abrange sessenta actores sociais na faixa etária dos 6 aos 24 anos e quarenta familiares. A Costa da Caparica é um local de encontro de diferentes culturas e, neste contexto multicultural, de oportunidades e de desafios, encontra-se sentido para Desenvolver, Aprender e Reconhecer à comunidade, D.A.R. à comunidade. Procuramos ser actores sociais activos numa experiência de desenvolvimento local para nos aprofundarmos num movimento de integração valorizando, neste movimento o exercício do voluntariado.
O trabalho gerido no D.A.R. estrutura-se em torno das ideias de criar e disponibilizar condições para:
● Motivar a partir de interesses, expectativas, necessidades, competências, experiências e histórias de vida; ● Trabalhar a importância de aprender ao longo da vida num movimento de total respeito pela vida; ● Re(agir) sobre a realidade como actores sociais activos de transformação de si próprios, dos outros e dos contextos;
● Construir mudanças efectivas a nível pessoal, profissional e social; ● Promover a inclusão digital através do desenvolvimento de competências no domínio das tecnologias de informação, tendo em vista a participação cívica e integração comunitária ● Proporcionar formação nas TIC na população alvo (100 destinatários) procurando reduzir a infoexclusão, num movimento da tecnocracia.
As ideias-chave do Programa
1 – Promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos desfavorecidos e problemáticos, numa lógica de solidariedade e de justiça social. 2 - Construir um modelo de confiança nas instituições locais (Escolas, Centros de Formação, Associações, IPSS) a quem se desafiou para a concepção, implementação e avaliação de projectos. 3 – Dar prioridade a crianças e os jovens descendentes de imigrantes e minorias étnicas.
Visualizar Sem título em um mapa maior
Colectividade Grupo Amigos da Costa
Rua Serafim Martins, 1º andar
2825-409 Costa da Caparica
Tel.:21 291 1630
e-mail: dar.a.costa.pe@gmail.com